Luanda - A embaixadora Maria Cândida Teixeira foi acreditada esta segunda-feira, na capital guatemalteca, como chefe da missão diplomática de Angola na Guatemala, com o estatuto de não-residente.
A diplomata angolana apresentou as suas cartas credenciais ao Presidente daquele pais centro-americano, César Arévalo, numa cerimónia no Palácio Presidencial da Cultura da cidade de Guatemala.
Momentos após a cerimónia, de acordo com uma nota de imprensa, Maria Cândida Teixeira reuniu-se com o presidente guatemalteco para transmitir uma mensagem de felicitação do Presidente João Lourenço pela vitória nas eleições gerais, em Agosto último.
A acreditação da diplomata angolana foi antecedida pela entrega das cartas figuradas à vice-ministra das Relações Exteriores, Maria Luisa Ramirez.
Na ocasião, entregou uma mensagem do ministro das Relações Exteriores, Tete António, ao seu homólogo, Ramiro Alvarado, na qual manifesta a intenção de uma cooperação estreita e a promoção da democracia, bem como a preservação da paz e da estabilidade internacional.
Além da Guatemala, com residência permanente em Havana, Cuba, Maria Cândida Teixeira é embaixadora com estatuto de não-residente na República Dominicana, Nicarágua, Panamá e Costa Rica.
A diplomata angolana deverá apresentar nos próximamente Cartas Credenciais em El Salvador, Honduras e Haiti.
As relações diplomáticas entre Angola e a Guatemala foram estabelecidas formalmente a 22 de setembro de 2023, aquando da semana de Alto Nível da 78ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova Iorque.
Na altura, foi rubricado um Memorando com vista à promoção da cooperação bilateral em vários sectores.
A Guatemala é um país da América central e conhecido pelas potencialidades produtivas com mais de 18 milhões de habitantes, faz fronteira a Sul com o México, sendo a sua economia uma das maiores da região, baseando-se predominante na agricultura. VIC