Luanda – O embaixador da República da Sérvia, Milos Perisic, reafirmou, esta sexta-feira, o interesse do seu país em continuar a apoiar no desenvolvimento da Angola na área agrícola, particularmente na produção de cereais (soja e milho), entre outras produções.
Em declarações à imprensa, após o encontro com a vice-presidente do MPLA, Luísa Damião, referiu que a Sérvia tem experiência no sector da agricultura que pode ser partilhada, no sentido de contribuir para o bem-estar dos angolanos.
Na ocasião, mostrou-se satisfeito pelas condições postas à disposição das empresas do seu país instaladas na Zona Económica Especial (ZEE), tendo referido que outras têm manifestado o interesse de investir em Angola, por constituir um parceiro estratégico para a sua nação na Região Austral de África.
Deu a conhecer que abordaram também as relações partidárias entre o MPLA e o Partido Progressista Sérvio, bem como dos dois Estados, salientado que o seu país foi o primeiro da Europa a reconhecer a independência nacional a 11 de Novembro de 1975.
Também recebida hoje por Luísa Damião, a presidente da direcção da Associação das Embaixatrizes de Angola (AEMBA), Lizete Neto Augusto, avançou que abordaram algumas preocupações da instituição, bem como informou que estão a funcionar com uma nova direcção.
Em relação a projectos, deu a conhecer que têm apoiado crianças desfavorecidas localizadas na Urbanização Nova Vida, bem como do Lar Horizonte Azul no município de Viana e estão a programar outras acções para o interior do país.
Hoje, também, foram auscultados o presidente do Sinodo Geral da Igreja Presbiteriana de Angola – IPA, reverendo António Neves Mussaqui, a presidente da Associação Okulikuata Locisola – Abraço Amigo, Alice Brandão Gomes, e o secretário-geral da Igreja Evangélica Baptista de Angola, reverendo Leio Sungo. LDN/SC