Luanda - O diplomata Rui Orlando Xavier apresentou, esta quarta-feira (13), as Cartas Credencias que o legitimam como embaixador não residente de Angola no Reino do Lesoto.
À margem da cerimónia, que teve lugar no Palácio do Rei Letsie III, o chefe da Missão Diplomática realçou que a presença de um novo embaixador naquele país da SADC é um sinal positivo do compromisso de Angola em reforçar os laços de cooperação entre os dois países, expressando esperança de que durante o seu mandato as relações crescerão cada vez mais.
“A meta é fortalecer e permitir que ambos os países explorem outros laços de cooperação”, referiu.
O diplomata angolano destacou ainda a necessidade de os dois países trabalharem para a livre circulação dos seus cidadãos e anunciou o desejo de Angola em incrementar os laços de cooperação na indústria têxtil, tratamento de água, agricultura, educação, entre outros.
O Rei Letsie III exortou ao embaixador Rui Xavier a estabelecer uma estrutura de cooperação que permita aos dois países explorarem o turismo, a educação e outras áreas.
O Rei do Lesoto enalteceu os esforços do Presidente da República, João Lourenço, que é o campeão para a Paz e Reconciliação em África pelo seu empenho para a Paz na República Democrática do Congo e em Moçambique e o seu impacto para o desenvolvimento socioeconómico do continente.
Depois da apresentação das Cartas Credenciais, o embaixador Rui Xavier realizou uma visita de cortesia ao Primeiro-Ministro do Lesoto, Samuel Ntsokoane Matekane. SC