Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Angola investe 100 milhões de euros em Cabo Verde-Embaixador

     Política              
  • Luanda • Quarta, 17 Janeiro de 2024 | 08h55
Embaixador de Cabo-Verde em Angola, Júlio Morais
Embaixador de Cabo-Verde em Angola, Júlio Morais
Assis Quituta-ANGOP

Luanda - O Investimento Directo Estrangeiro de Angola em Cabo Verde atingiu cerca de 100 milhões de euros, em mais de 20 anos, informou, esta quarta-feira, o embaixador cabo-verdiano no país, Júlio Morais.

Em declarações à ANGOP, o diplomata explicou que os dois estados registaram uma dinâmica assinalável na cooperação, entre 2007-2013 e de 2017 até 2023.

Conforme o embaixador, o investimento angolano tem-se concentrado, nos últimos anos, nos sectores das telecomunicações (UNITEL T+), da banca (BAI Cabo Verde) e dos transportes aéreos (Best Fly Cabo Verde).

Além desses domínios, disse, prevalecem intervenções mais pontuais, em áreas como a logística de combustíveis (SONANGOL) e o sector imobiliário.

Júlio Morais disse que, fora do sector económico, prevalece uma intensa troca de experiência técnico-institucional, envolvendo várias áreas governamentais, do poder local, da sociedade civil, cultural e académica, cobrindo diferentes domínios.

Destacou a Reforma do Estado, Modernização Administrativa, Serviços Integrados de Atendimento ao Cidadão, Provedoria de Justiça, Governação Digital, e Telecomunicações, Formação Profissional, Desporto, Defesa/Segurança Administração Interna, Cultura, Igualdade de Género, Economia Azul e Transição Energética.

"Estamos, agora, num momento de viragem, tendo a VIII Comissão Mista, realizada em Março de 2022, na cidade da Praia, eleito como eixos principais da nova agenda económico-empresarial, a conectividade directa (logística/transportes aéreos e marítimos), o turismo/cultura e o agronegócio", referiu.

Em relação ao estado da cooperação bilateral, disse que, por ocasião da VIII Comissão Mista, realizada na Praia, em Março de 2022, foram assinados instrumentos jurídicos nas áreas das finanças, o Acordo de promoção e protecção recíproca de investimentos, tendo destacado ainda quatros protocolos de cooperação no domínio dos transportes aéreos, mais, especificamente, entre os 2 Governos (Serviços Aéreos), os 2 Ministérios dos Transportes, as Linhas Aéreas de Angola (TAAG) e a Cabo Verde Airlines e entre as agências reguladoras na área dos transportes aéreos.

Ressaltou ainda os Acordos para a Eliminação de Dupla Tributação em Matéria de Impostos sobre os Rendimentos e Prevenção da Evasão Fiscal, sobre a Assistência Mútua Administrativa em matéria Aduaneira e sobre a Assistência Mútua Administrativa e Cooperação em Matéria Fiscal, bem como o Memorando de Entendimento na área do Turismo, todos em 2019.

Destacou ainda o início, para breve, das negociações em torno da institucionalização de mecanismo de diálogo entre as agências de investimentos e exportações (CVTI/APIEX), por um lado, e da criação da Câmara de Comércio Cabo Verde-Angola, por outro.

Assinalou os contactos recentemente retomados para o relançamento do projecto agro-pecuário da Quibala, na província do Cuanza-Sul, de natureza estratégica e transformacional e perfeitamente adaptado às novas prioridades de desenvolvimento sustentável dos dois Estados.

Quanto à comunidade cabo-verdiana em Angola, disse que há três gerações e está perfeitamente integrada, realçando que muitos, já antes da Independência, contribuíram para a projecção do país como produtor mundial de açúcar, algodão e café. Outros, singraram em notáveis carreiras militares, políticas, diplomáticas e empresariais de Angola independente.

Acrescentou que, na parte que lhe toca, Cabo Verde está a construir condições propícias para um salto qualitativo rumo ao desenvolvimento de uma Parceria Estratégica, assente, sobretudo, numa dinâmica económico-empresarial, mormente privada, mutuamente vantajosa e robusta, sustentada pelas vantagens competitivas e comparativas de ambos os países.

“Pela sua especificidade marcante, as nossas relações podem constituir uma referência de amizade e parceria exemplares na promoção e aceleração da tão pretendida, e necessária, integração económica africana, entre países de distintas sub-regiões geoeconómicas”, sublinhou.

As relações históricas e fraternas entre Angola e Cabo Verde têm-se fortalecido ao longo dos anos, sendo baseadas em valores comuns e na profunda compreensão das necessidades regionais e globais. 

A formalização das relações político-diplomáticas entre Angola e Cabo Verde ocorreu a 30 de Agosto de 1977. 

Os dois países têm boas relações de cooperação no domínio Financeiro, Energia e Transportes, mas pretendem alargar para a área do Ensino Superior, Ciência e Inovação.

Neste momento, estão a reforçar a cooperação no domínio do Mar, no sentido de encontrar formas de fazer parcerias nesta área. FMA/VIC

 





Fotos em destaque

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h47

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h43

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil  angolana

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil angolana

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h36

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h32

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h24

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h14

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h06

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 11h57


A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+