Luanda - O embaixador de Angola na Zâmbia, Albino Malungo, homenageou, hoje, terça-feira (17), nesse país, o primeiro Presidente António Agostinho Neto, que em conjunto com o seu homólogo da Namíbia depositaram uma coroa de flores no busto sito no Museu Nacional de Lusaka.
Segundo uma nota de imprensa da representação diplomática local enviada à ANGOP, o acto foi presenciado pelos embaixadores da Tanzânia, Malawi e Botswana acreditados na Zâmbia, para além dos funcionários da Embaixada de Angola e membros da comunidade angolana residentes naquele país.
Durante a homenagem, os presentes dedicaram um minuto de silêncio a todos aqueles que tombaram pela causa do povo angolano e às vítimas do sismo que abalou o Reino de Marrocos, a 08 de Setembro do ano corrente.
A ocasião serviu ainda para o embaixador Albino Malungo destacar os feitos da figura incontornável do fundador da nação angolana, na qualidade de poeta, médico, combatente pela independência de Angola e estadista.
Sublinhou o importante papel desempenhado pelo saudoso Presidente Neto na condução da luta de libertação para o alcance da Independência Nacional, bem como da sua liderança e visão para a cooperação e integração regional que foram fundamentais para o estabelecimento da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).
O embaixador ofereceu uma confraternização aos presentes, ocasião em que o diplomata angolano aproveitou para agradecer aos presentes, enfatizando a importância da ocasião. SEC