Luanda - O embaixador extraordinário e plenipotenciário de Angola nos Emirados Árabes Unidos, Júlio Belarmino Gomes Maiato, foi acreditado, esta terça-feira (3), em Abu Dhabi, como Representante Permanente do país junto da Agência Internacional para as Energias Renováveis (IRENA).
De acordo com uma nota de imprensa a que a ANGOP teve acesso, o director-geral da IRENA, Francesco La Camera, recepcionou as Cartas Credenciais do embaixador Júlio Maiato, numa cerimónia decorrida nas instalações daquela instituição internacional sediada em Abu Dhabi.
No acto, assistido por diplomatas angolanos e quadros da IRENA, foram realçados a cooperação e o reforço na interacção entre os países que fazem parte da plataforma internacional virada para acções de energias renováveis.
Na ocasião, o chefe da Missão Diplomática de Angola nos Emirados Árabes Unidos transmitiu a visão do Governo angolano sobre os projectos considerados prioritários do país no quadro da transacção energética.
Angola aderiu a IRENA a 26 de Janeiro de 2009, altura em que os Estados-Membros das Nações Unidas e as Organizações Regionais Intergovernamentais para a integração económica, decidiram, numa Conferência Internacional sobre Energia, constituir a Agência Internacional de Energias Renováveis (IRENA) para promover a cooperação no domínio e desenvolvimento do uso das tecnologias das energias renováveis.
Fazem actualmente parte da área de cobertura da Embaixada da República de Angola em Abu Dhabi, o Estado do Kuwait, o Reino do Bahrein, o Afeganistão (actualmente Emirado Islâmico do Afeganistão) e a República Islâmica do Paquistão, assim como a Agência Internacional para as Energias Renováveis (IRENA).