Luanda - O embaixador cessante da República de Angola na República Federativa do Brasil, Florêncio de Almeida, foi condecorado, essa quinta-feira (20), em Brasília, com a Soberana Ordem de Mérito do Empreendedor Juscelino Kubitschek, a mais alta distinção da Sociedade Brasileira, soube hoje a ANGOP.
Segundo uma nota de imprensa da Embaixada, a cerimónia, que decorreu no Auditório Nereu Ramos, da Câmara de Deputados do Brasil, e organizada pela Academia Brasileira de Honrarias ao Mérito, constituiu um Tributo a Juscelino Kubitschek- Exaltação ao Empreendedorismo, no quadro das Comemorações do 63 Aniversário da Fundação de Brasília, a Capital Federal.
Ao usar da palavra na ocasião, o deputado federal, Roberto Monteiro, presidente da mesa do evento, destacou os feitos de Juscelino Kubitschek, tendo reconhecido a necessidade de uma maior aproximação entre os países falantes da Língua Portuguesa.
Por seu turno, o embaixador Florêncio de Almeida, ao agradecer a distinção, destacou os laços de amizade e cooperação entre Angola e o Brasil, particularizando a recente realização da Comissão Mista, em Brasília, como um momento histórico que serviu para estreitar e relançar as relações político- diplomáticas entre os dois países.
Além do diplomata angolano, também foram distinguidas outras personalidades diplomáticas e brasileiras, no decorrer da cerimónia que esteve bastante concorrida.
Em 21 de Abril de 1960, sob liderança de Juscelino Kubitschek , nasceu para o mundo e para os brasileiros, Brasília, a capital federal, um projecto moderno, inovador e considerada uma das maiores obras do século XX, peça cultural da humanidade.
Brasil foi o primeiro país a reconhecer a independência de Angola, em 1975. PPA