Luanda - O embaixador Emílio Miguel de Carvalho Sobrinho entregou, recentemente, ao Presidente da República da Sérvia, Aleksandar, as Cartas Credenciais que o acreditam como embaixador extraordinário e plenipotenciário de Angola.
Durante o encontro, o Presidente da República da Sérvia reiterou o compromisso do seu país em manter as relações amistosas com Angola baseadas na compreensão mútua, respeito, apoio e valores comuns.
Aleksandar Vučić disse existir um potencial significativo para melhorar a economia e a cooperação em várias áreas, como agricultura e indústria alimentar, indústria metalúrgica e eléctrica, construção, turismo e TIC.
No final do encontro, o Presidente Vučić agradeceu a Angola pela sua posição consistente baseada nos princípios de respeito pela integridade territorial da Sérvia.
Na ocasião, o embaixador angolano reiterou o compromisso de Angola no estreitamento das relações e propôs a formação de uma equipa que trabalharia para acelerar a cooperação entre a Sérvia e Angola.
O diplomata solicitou também o aumento do número de bolsas para estudantes angolanos no âmbito do programa “Mundo na Sérvia”.
Acordos já assinados
As repúblicas de Angola e a Sérvia assinaram, em Março de 2022, em Belgrado, um total de quatro instrumentos jurídicos, no âmbito do reforço do estado de cooperação bilateral nos mais variados domínios entre os dois estados.
Trata-se Memorando de Entendimento sobre Consultas Políticas entre o Ministério das Relações Exteriores da República de Angola e o Ministério dos Negócios Estrangeiros da República da Sérvia, Acordo sobre Isenção de Vistos em Passaportes Diplomático e de Serviço entre o Governo angolano e a Sérvia.
Outros estão ligados com o Memorando de Entendimento entre a Academia Diplomática do Ministérios das Relações Exteriores de Angola e a Academia Diplomática do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Sérvia, bem como o Memorando de Entendimento entre a Câmara de Comércio e Indústria de Angola e a Câmara de Comércio e Indústria da Sérvia.
Foram signatários dos Acordos o ministro das Relações Exteriores, Téte António, e o ministro dos Negócios Estrangeiros da Sérvia, Nikola Selakovic.
Pela Câmara de Comércio e Indústria de Angola esteve representado o seu presidente, Vicente Soares, e Marko Cadez, presidente da Câmara do Comércio e Indústria da Sérvia.NE