Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Embaixador destaca boa integração dos cabo-verdianos em Angola

     Política              
  • Benguela • Sábado, 06 Julho de 2024 | 12h06
Embaixador de Cabo Verde em Angola, Júlio Morais
Embaixador de Cabo Verde em Angola, Júlio Morais
Arsénio Bravo

Benguela – O embaixador de Cabo Verde em Angola, Júlio Morais, manifesta-se satisfeito com a boa integração da comunidade cabo-verdiana na província de Benguela e no país, em geral, graças ao acolhimento demonstrado pelas autoridades angolanas.

O diplomata está, pela segunda vez, na província de Benguela, para celebrar os 49 anos da Independência Nacional de Cabo Verde, assinalados a 5 de Julho, com a comunidade cabo-verdiana.

Em declarações à imprensa, o embaixador, que completa um ano no cargo no próximo dia 19, salienta que a comunidade cabo-verdiana em Angola – composta por mais de 30 mil cidadãos - é bastante antiga, estando já na quarta geração.

“Só para dar um exemplo bem ilustrativo da presença cabo-verdiana em Angola: o primeiro assento de nascimento, no caso, de uma filha de cabo-verdiano data de 1899, em Benguela”, adianta.

Fez questão de lembrar que a comunidade cabo-verdiana residente em Benguela é a mais antiga em Angola, pois, foi o primeiro lugar onde os cabo-verdianos começaram a concentrar-se no tempo colonial. 

“Inclusive o héroi nacional, Amílcar Cabral, passou por cá, desenhou e elaborou o plano de irrigação de toda a bacia hidrográfrica da Catumbela, sobretudo para plantação de cana-de-açúcar”, notou.

O diplomata enalteceu o facto de a comunidade cabo-verdiana estar muito bem integrada, acrescentando que, por vezes, até a Embaixada e os Serviços Consulares encontram dificuldades para distinguir o cabo-verdiano do angolano.

Para Júlio Morais, mais importante do que ter nascido em Angola e ter raízes cabo-verdianas, é ser um agente de desenvolvimento para os dois países e povos irmãos.

“É um prazer constatar que a comunidade cabo-verdiana em Angola não tem problemas de maior em termos de integração”, reforçou.

É neste quadro que garantiu que a Embaixada de Cabo Verde em Angola tem estado a multiplicar iniciativas e medidas, para uma melhor integração das comunidades espalhadas pelo país.

Adesão à nacionalidade

Sobre a campanha extraordinária de atribuição de nacionalidade até à segunda geração de cabo-verdianos, aberta desde 2023, o embaixador referiu serem positivos os resultados, dada a afluência de milhares de novos candidatos.

Júlio Morais anunciou que a boa notícia do processo é a extensão, há duas semanas, da Lei de atribuição da nacionalidade da segunda até à terceira geração de cabo-verdianos, o que vai gerar um fluxo maior aos serviços.

Daí que tenha revelado estar a pensar em pedir reforço, incluindo no posto consular de Cabo Verde em Benguela, porque, como reconhece o diplomata, o pessoal é muito pouco ainda.

Dificuldades

Entre as dificuldades por que a comunidade passa está a regularização documental para a obtenção de nacionalidade, como o assento de nascimento - ou do pai ou do avô -, visto serem descendentes de cabo-verdianos.

Para ultrapassar essas dificuldades, precisou que a Embaixada tem recorrido aos arquivos históricos cabo-verdianos, incluindo as igrejas, para localizar todo o registo de nascimento feito à mão, naquele tempo, e que elege o candidato à cidadania cabo-verdiana.

Apesar de moroso, o embaixador sublinha que tem sido possível encontrar os dados dos requerentes de nacionalidade, embora, por vezes, implique o engajamento das próprias famílias em Cabo Verde.

Por outro lado, agradeceu às autoridades angolanas pela abertura e fraternidade no acolhimento dado à comunidade cabo-verdiana em Benguela e em todo o país.

Neste sábado, o embaixador de Cabo Verde vai assinalar a data da independência do seu país com a comunidade cabo-verdiana em Benguela, com um jantar, onde haverá música típica do arquipélago, como morna, coladeira e funaná. JH/CRB

 





Fotos em destaque

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h47

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h43

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil  angolana

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil angolana

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h36

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h32

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h24

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h14

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h06

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 11h57


A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+