Uíge - O embaixador de Cabo Verde acreditado em Angola, Jorge Figueiredo, incentivou sexta-feira, na cidade do Uíge, a juventude angolana a partilhar ideias e experiências construtivas com outros países da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).
O diplomata que falava no encontro com a juventude de vários extractos sociais, promovido pelo Fórum Internacional de Jovens com as Embaixadas, fundamentou que a aposta visa elevar os níveis de desenvolvimento económico e social, bem como a melhoria da consciência do associativismo.
Disse ser impossível alcançar um desenvolvimento harmonioso de uma província, de um país ou de África em geral, se a juventude e outros membros integrantes da sociedade caminharem isolados.
Para isso, referiu que a juventude angolana é chamada a se juntar com a dos outros países sobretudo os da SADC partilhando iniciativas para se construir um mundo diferente e melhor.
Jorge Figueiredo enalteceu o Fórum Internacional de Jovens com as Embaixadas (FIJE), em promover encontros com diálogo aberto entre jovens de várias latitudes e troca de experiências, reflectindo sobre a África ontem, hoje e amanhã, bem como aquilo que a juventude pode e deve fazer para a melhoria da consciência construtiva.
O presidente do Fórum Internacional de Jovens com as Embaixadas acreditadas em Angola, Clinton Matias, realçou que a iniciativa visa dinamizar a economia local, por intermédio de alguns investidores que podem vir ao país através das diversas embaixadas, por isso, o fórum está potenciar a juventude empreendedora, a classe empresarial e universitária em experiências, ideias e estratégias para o desenvolvimento da região.
“Este fórum visa facilitar a classe empreendedora, universitária e empresários terem acesso e parcerias com empresários de outros países acreditados em Angola, os mecanismos para exportar seus produtos de Angola para fora do país, bem como ter acesso a embaixadas para encetar contactos que visam o desenvolvimento e o bem-estar social”, disse.
O assessor do governador do Uíge para área política, Miguel Kilumbo, que procedeu à abertura do encontro, considerou ser uma oportunidade para marcar novos passos no desenvolvimento económico, social, bem como na construção de uma consciência científica ampla.
Segundo o assessor, o jovem é um indivíduo com valores e comportamento risonho do mundo, por isso, a sua emancipação para um desenvolvimento económico e social é indispensável.
Durante o encontro, que contou com a presença de centenas de jovens entre estudantes e professores universitários, empresários e a sociedade civil, foram reflectidos entre outros temas, “a diplomacia económica e zona de comércio livre em África”, “como desenvolver o empresariado local”, “estratégias de exportação do empresariado local”, e “como ser um empresário de sucesso a nível local”.
A agenda do embaixador de Cabo Verde acreditado em Angola, à província do Uíge, visa entre outros objectivos, estreitar as relações com a classe académica, alinhavar caminhos que facilitam a troca de experiência entre os estudantes universitários de cabo verde com os de Angola particularmente no Uíge, estreitar os laços de negócio entre empresários locais e os de cabo verde, auscultar a sociedade civil naquilo que pode ser necessário a intervir para alavancar o bem-estar destas comunidades.