Luanda - O representante permanente Junto da União Africana (UA), Miguel Bembe, rendeu esta quinta-feira, em Adis Abeba, homenagem ao Presidente Hage Geingob, da Namíbia, falecido no domingo por doença, aos 82 anos de idade.
Em mensagem escrita no livro de condolências aberto nas instalações da Missão Diplomática namibiana, o diplomata angolano expressou aos familiares e ao povo namibiano os mais profundos sentimentos de solidariedade e pesar pela irreparável perda.
“O Presidente Geingob será recordado por nós, em Angola e em África, como um verdadeiro estadista e um importante africanista, que dedicou toda a sua vida à Namíbia e ao continente africano”, realçou.
O também embaixador de Angola na Etiópia, acrescentou que o falecido distinguiu-se como farol da liberdade, estabilidade, unidade e coesão, tendo desempenhado um papel crucial na luta contra o apartheid.
De igual modo, destingui-se no fortalecimento das relações de cooperação com Angola, guiando-se firmemente pelos valores da democracia e do pan-africanismo.
O Presidente da Namíbia, Hage Geingob, faleceu este domingo num hospital de Windhoek, onde recebia tratamento médico. VIC