Luanda - A adesão de Angola à Organização Internacional da Francofonia (OIF), como membro observador, representa um “passo importante” para o reforço do seu posicionamento na cena internacional , considerou sexta-feira, em Luanda, o decano do grupo de embaixadores africanos acreditados no país, Guy Blaise Wezet.
Ao discursar na cerimônia de apresentação de cumprimentos de ano novo ao Chefe de Estado, João Lourenço, o gabonês felicitou Angola, por ingressar na grande família desta organização.
Guy Blaise Wezet expressou que outro acontecimento marcante do ano de 2024, foi a histórica visita do antigo Presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, a Angola.
Considerou que a visita permitiu fortalecer as relações de cooperação entre os dois países, tendo destacado o Corredor do Lobito, em Benguela, visitado por Joe Biden, um projecto estratégico destinado a apoiar a integração económica, no âmbito da zona de livre comércio continental africano.
Reconheceu que o Corredor do Lobito contribuirá para a diversificação da economia dos países envolvidos e simbolizará um dinamismo nas relações internacionais de Angola.
Lembrou ainda que Angola também se destacou na cena internacional com a participação do Estadista angolano, como convidado, na Cúpula do G20, realizada no Rio de Janeiro, Brasil, na qual Angola aderiu à Aliança Global contra a Fome e a Pobreza.
AFL/VIC