Luanda - O embaixador dos Emirados Árabes Unidos acreditado em Angola, Salem Al Shansi, considerou, esta quinta-feira, em Luanda, excelentes as relações de cooperação entre o seu país e Angola.
O diplomata falava à imprensa no final de uma audiência com a presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, durante a qual abordaram, entre outros, aspectos ligados ao fortalecimento da cooperação e a importância de relações parlamentares.
A ocasião foi igualmente aproveitada pela líder da casa das leis de Angola para formalizar o convite ao embaixador, e respectiva delegação, para a 147ª Assembleia da União Interparlamentar que o país acolhe de 23 a 27 do corrente mês, o qual foi prontamente aceite.
Segundo Salem Al Shansi, a vinda de uma delegação dos Emirados Árabes Unidos para participar, pela primeira vez, de um magno evento nesta área é um “bom começo para a construção de relações entre as instituições parlamentares dos dois países”.
“Este é um bom sinal de que as duas instituições possam ter aqui uma boa cooperação e parceria”, disse, afirmando que, regra geral, Angola e os Emirados Árabes Unidos gozam de boas relações e continuam a trabalhar para o seu fortalecimento.
Referiu-se ao facto de várias companhias do seu país terem estado a investir em Angola e citou, como exemplo, as Linhas Aéreas dos Emirados Árabes Unidos, assim como a agência provedora de satélite, tendo indicado a existência de esforços no sentido de aumentar, cada vez mais, os mesmos em distintas áreas.
Quanto às relações comerciais, referiu que o sector não petrolífero atingiu cerca de 45 por cento, o que perfaz, do lado do seu país, um investimento de aproximadamente três biliões de dólares.
Asseverou que estas decorreram bem até a altura da Covid-19, pelo que, daí em diante, tem se assistido a uma série de contactos para ver a possibilidade de delegações empresariais reinvestirem em Angola.
Salem Al Shansi fez, ainda, menção à Câmara de Comércio entre os dois países, recentemente realizada, fórum que pretende venha a contribuir para uma maior escala de comércio nos próximos tempos.
Relações diplomáticas
As relações diplomáticas entre a República de Angola e os Emirados Árabes Unidos (EAU) foram estabelecidas a 11 de Dezembro de 1997, tendo a sua formalização sido, oficialmente, marcada pela abertura da Embaixada de Angola em Abu Dhabi, a 21 de Setembro de 2008, e reforçada com a abertura da embaixada desse país em Luanda, a 01 de Agosto de 2016.
As relações bilaterais atingiram um novo patamar com a primeira visita de Estado do então Presidente da República de Angola, José Eduardo dos Santos, e a assinatura do Acordo Geral de Cooperação Económica, Comercial, Industrial, Tecnológica, Financeira e Política a 4 de Junho de 2015.
Trocas comerciais
As trocas comercias entre ambos os países estão avaliadas em 1,5 mil milhões USD, segundo o presidente da Câmara de Comércio e Indústria Angola-EAU, Bráulio Martins, que falava à margem da segunda edição do Fórum Angola Global Business, realizado de 28 a 30 de Setembro último, em Luanda. VC/SC