Luanda - O embaixador angolano Eustáquio Januário Quibato apresentou, esta quinta-feira, em Conacry, as Cartas Figuradas que o habilitam à acreditação na República da Guiné.
Segundo uma nota de imprensa, o ministro dos Negócios Estrangeiros da Guiné, Mourisanda Kouyate, recebeu o instrumento jurídico que permite ao diplomata angolano iniciar funções na Guiné.
Durante a audiência, o diplomata apresentou as linhas de força que vão guiar o relançamento das relações de cooperação bilateral e multilateralentre os dois países.
“Expressamos o desejo de fortalecer a cooperação em especial no domínio económico no interesse dos nossos dois povos”, declarou à imprensa Eustáquio Quibato.
Nomeado em Março do ano passado como embaixador Extraordinário e Plenipotenciário de Angola na República da Guiné, exerceu a mesma função na Nigéria, Benin e Níger.
Dados Biográficos
Eustáquio Januário Quibato, 59 anos de idade, é mestre em Estratégia, licenciado em Economia e diplomado em Relações internacionais pela Academia de Estudos Africanos da Rússia e pelo Centro de Estudos Estratégicos de Brasília, Brasil.
Tem duas Pós-graduações em Pedagogia e em Teoria de Estratégia, realizadas em Portugal.
Estudou também Geoestratégia no Centro de Estudos Estratégicos de Munique, Alemanha.
O seu percurso na diplomacia iniciou em finais da década de 1980 onde foi segundo-secretário da Missão dos Estados da Linha da Frente na Namíbia.
Em 1991 é nomeado cônsul-geral de Angola em Oshakati, Namíbia. Em 1999 é nomeado chefe-adjunto da Missão Diplomática de Angola na Zâmbia.
Fala fluentemente inglês, francês, alemão, russo, espanhol, kimbundu, oshivambo e afrikance. VIC