Luanda - O estreitamento e aprofundamento das relações político-diplomáticas entre o Estado angolano e o indonésio constituem as prioridades do embaixador de Angola, Florêncio e Almeida, empossado hoje (sexta-feira) pelo Presidente João Lourenço.
Após a cerimónia de posse, o diplomata disse à imprensa que vai apostar igualmente na intensificação da cooperação económica, no quadro de vantagens recíprocas.
Florêncio e Almeida acrescentou que vai trabalhar, também, para estabelecer um mecanismo de consulta permanente entre os Estados com a realização de reuniões nas capitais de ambos os países.
A perspectiva, segundo o embaixador, é a de definir áreas estratégicas de cooperação no plano de Estado e empresarial.
A par de Florêncio e Almeida, tomaram igualmente posse os embaixadores na Austrália, António Manuel Luvualu de Carvalho, e em Timor Leste, José Andrade de Lemos.
Em declarações à imprensa, António Luvualu de Carvalho considerou que Angola dá um passo importante com a abertura da embaixada na Austrália.
O embaixador lembrou que a Austrália tem uma economia forte, sendo a décima-primeira no ranking mundial e que faz parte do G-20.
Fez saber que a estratégia do Governo angolano, no caso particular da Austrália, passa pelo incremento das relações de cooperação político-diplomáticas existentes.
Por sua parte, José Andrade de Lemos, embaixador em Timor Leste, destacou o comércio, a cultura, a comunicação social e as telecomunicações como áreas específicas na cooperação. AFL/AL/ADR