Luanda – O embaixador angolano, Azevedo Xavier Francisco, procedeu, na segunda-feira, à entrega das cartas credenciais ao Presidente da Bolívia, Luís Alberto Arce Catacora.
O acto, que teve lugar hoje no Palácio Quemado, sede principal do poder Executivo, serviu também para o diplomata angolano dar a conhecer os desafios da nova Angola, tendo afirmado que o país tem oportunidades de negócios para todo empresário que pretenda investir.
“Um dos nossos principais focos neste momento é a produção alimentar e o desenvolvimento do parque industrial. Angola tem as portas abertas para os investidores bolivianos instalarem as suas fábricas de grande, médio e pequeno porte, principalmente no tocante às indústrias transformadoras", assegurou.
Azevedo Xavier Francisco esclareceu que Angola é uma placa giratória para a conquista do mercado da África Austral, no quadro da Integração Económica Regional, por ser um mercado próspero.
Num encontro com o vice-ministro das Relações Exteriores, Freddy Mamani Machaca, os dois interlocutores concordaram em realizar a reunião de consultas políticas entre os Ministérios das Relações Exteriores de ambos países, no primeiro trimestre de 2024, bem como agendaram para a assinatura de um memorando de entendimento sobre o mecanismo de Consultas Políticas entre os dois países.
A intenção da assinatura do Projecto de Acordo de Supressão de vistos em Passaportes Diplomáticos e de Serviço, numa primeira fase, e a posterior em passaportes ordinários fez parte também da agenda do encontro.
Azevedo Xavier Francisco aproveitou, igualmente, o momento para entregar o PLANAGRÃO e o quadro jurídico para investimentos estrangeiros, documentos que foram acolhidos com enorme satisfação.
De recordar que durante uma escala que efectuou à Luanda, em Agosto passado, após ter participado na cimeira dos BRICS na África do Sul, o Presidente da Bolívia, Luís Alberto Arce Catacora, reforçou o interesse do seu país em cooperar com Angola, no encontro que manteve com o ministro das Relações Exteriores, Téte António, no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro.
Com residência em Buenos Aires, Azevedo Xavier Francisco já apresentou, igualmente, as cartas credenciais no Paraguay, aguardando o momento para fazê-lo no Uruguay e Chile. VM