Luanda - O diplomata angolano Azevedo Xavier Francisco apresentou, esta terça-feira, em Montevidéu, as suas Cartas Credenciais ao Presidente do Uruguai, Luís Lacalle Pou.
A cerimónia realizou-se no Palácio Estévez, sede do Poder Executivo uruguaio, e foi
marcada por solenidade e cordialidade.
O evento contou com a presença do sub-secretário das Relações Exteriores, Nicolas Albertoni, e do secretário da Presidência, Rodrigo Ferrés.
No decorrer do evento, o diplomata angolano transmitiu uma mensagem do Presidente angolano, João Lourenço, abordando os desafios e as aspirações da nova Angola.
O fortalecimento das relações bilaterais entre as repúblicas de Angola e Oriental do Uruguai tem sido uma prioridade para ambos os países.
Em Maio de 2024, Montevidéu acolheu a III Reunião do Mecanismo de Consultas Políticas, onde foram discutidas ações concretas para a cooperação em sectores como turismo, agricultura, pecuária, indústria farmacêutica, agro-indústria, indústria transformadora e comércio.
Ainda em 2024, uma delegação do ministério das Relações Exteriores de Angola, liderada pelo embaixador Felisberto Martins, responsável da direcção América, realizou uma visita oficial a Montevidéu a convite das autoridades locais, reforçando o diálogo e a colaboração entre os dois países.
As relações político-diplomáticas entre Angola e o Uruguai foram formalmente estabelecidas em 26 de Maio de 1988 e, desde então, têm sido marcadas por amizade, respeito mútuo e a busca de cooperação em áreas de interesse comum. SC