Luanda - O diplomata angolano José Patrício apresentou, esta segunda-feira, ao Presidente do Iraque, Abdul Latif Jamal Rashid, as cartas que o acreditam como embaixador extraordinário e plenipotenciário de Angola neste país, com residência em Ancara (Turquia).
Na audiência, no Palácio Presidencial em Bagdade, o Presidente Abdul Latif Jamal Rashid manifestou o desejo de reforçar os laços de amizade e de cooperação com Angola nos mais variados domínios, sublinhando a necessidade do estabelecimento dos mecanismos jurídicos para a sua rápida efectivação.
O Iraque pretende, para breve, designar um embaixador não residente, numa primeira fase, e depois residente em Luanda como sinal do interesse desse país do Médio Oriente em estreitar as relações bilaterais com Angola.
Na ocasião, o embaixador José Patrício agradeceu o acolhimento e aproveitou a oportunidade para sublinhar que Angola, como sinal de confiança e determinação, já está a investir no Iraque através da Sonangol P&P, na exploração e produção de dois campos petrolíferos no onshore da região nordeste de Mosul.
Na apresentação das cartas figuradas domingo (28), ao vice-ministro dos Negócios Estrangeiros deste país, Omar Al-Barzanji, os dois interlocutores identificaram pontos comuns para o relançamento da agenda diplomática, nomeadamente a abertura recíproca de embaixadas nas duas capitais, a constituição da comissão mista de cooperação económica bilateral, entre outros.
Além do Iraque, José Patrício é igualmente embaixador residente na Turquia e não residernte na Geórgia e no Irão, como parte da estratégia da diplomacia angolana de cobertura regional.
O Iraque é um país que se situa na região da Mesopotâmia com uma população de 45 milhões de habitantes, maioritariamente muçulmanos, com uma história e cultura milenares do antigo Império Babilónico.
Faz fronteira com a Turquia, o Irão, o Kuwait, a Arábia Saudita, a Jordânia e a Síria, todos incorporando o Médio Oriente, e com uma economia que consiste principalmente na produção de petróleo. FMA/SC