Luanda – O diplomata ngolano Agostinho Van-Dúnem entregou, terça-feira, as cartas credenciais que o habilitam a desempenhar a função de embaixador de Angola neste país com o estatuto de não residente.
Agostinho Van-Dúnem entre as cartas à chefe de Estado Christine Kangalo, em Porto da Espanha, capital de Trinidade e Tobago.
Pouco antes, o diplomata reuniu-se com o senador e ministro das Relações Exteriores e também da Comunidade das Caraíbas (CARICOM), Amery Browne, a quem apresentou as cópias fiéis do documento.
Também acreditado nos Estados Unidos, o embaixador aproveitou a ocasião para transmitir os cumprimentos e o desejo do Presidente João Lourenço de ver reforçados os laços de cooperação e amizade entre os dois países.
No livro de honra que assinou, o diplomata angolano expressou o seu compromisso de trabalhar para um futuro de cooperação próspera e amistosa entre os dois Estados, refere uma nota de imprensa da Embaixada angolana nos EUA a que ANGOP teve acesso esta quarta-feira.
Trinidade e Tobago, que possui a terceira maior renda per capita das Américas, conquistou a reputação de ser um excelente local de investimento para os negócios internacionais.
A sua economia beneficia de uma baixa taxa de inflação e de superavits comerciais e, para além do gás natural, é detentora de muitos recursos naturais e a principal indústria é a química e a petroquímica.
Angola e Trinidade e Tobago representam economias com um enorme potencial de crescimento nas suas regiões. Esse factor constitui uma plataforma sólida suscetível de facilitar e incrementar uma cooperação activa e de vantagens recíprocas.
O turismo é um sector em crescimento, tendo um grande potencial de expansão em função de apelos ecológicos e culturais. Os principais produtos de exportação são o petróleo, produtos químicos, cacau, café e frutas.
Trinidade é a maior e mais populosa das 23 ilhas que formam o país (Trinidade e Tobago). É uma ilha do mar das Caraíbas, a maior das antilhas Menores e situa-se aproximadamente a 10 km de distância da costa oriental da Venezuela.
A segunda cidade mais importante é San Fernando, que fica no sudoeste da ilha. DC