O embaixador de Angola no Brasil, Florêncio de Almeida, analisou, quinta-feira última, com os cônsules gerais angolanos no Rio de Janeiro, São Paulo e na Venezuela questões ligadas ao registo eleitoral no exterior.
No encontro, que abordou a criação de condições para actualização presencial do registo eleitoral dos cidadãos angolanos residentes no Brasil, onde se situa o Rio de Janeiro e São Paulo, e na Venezuela, concluiu-se ser necessário intensificar as actividades consulares e a melhoria da prestação de serviço às comunidades.
A criação de espaços de diálogo e concertação, no que toca a busca de alternativas e soluções para os problemas que afligem a diáspora angolana, em questões como a identificação, registo e concessão de cartão consular, mereceu igualmente atenção dos funcionários diplomáticos.
Os participantes à reunião, realizada em Brasília, capital do Brasil, consideraram ser pertinente reforçar as acções de comunicação junto das comunidades, com o objectivo de assegurar a melhor percepção de todas as fases do registo eleitoral oficioso de cidadãos maiores, incluindo os residentes no exterior do país.
Na expectativa do cumprimento das acções delineadas, concluiram ser necessário o engajamento e melhoria de desempenho a todos os níveis, assim como foi recomendado o cumprimento integral das medidas de biossegurança contra a Covid-19.