Luanda – A embaixada de Angola na República Democrática do Congo (RDC) manifestou, esta quinta-feira, a sua consternação pelo falecimento do antigo diplomata Filipe Felisberto Monimambo, vítima de doença.
Numa nota da representação diplomática a que a ANGOP teve acesso, refere que Filipe Felisberto Monimambo foi um homem de trato fácil e um grande amigo da RDC, onde desempenhou um papel fundamental e estratégico como embaixador angolano, ajudando a relançar a imagem de Angola.
No documento, assinado pelo embaixador Miguel da Costa, realça o papel do diplomata Filipe Felisberto Monimambo, no aprofundamento das relações de amizade e cooperação entre os povos dos dois países, particularmente de 1990 a 1998, período que esteve a chefiar a Missão Diplomática da República de Angola na RDC.
Em nome dos diplomatas, funcionários de recrutamento local e membros da comunidade angolana na RDC, expressou à família enlutada as sentidas condolências e votos de profundo pesar.
Nascido em Maquela do Zombo, província do Uíge, aos 18 de Outubro de 1939, Felisberto Monimambo foi embaixador de Angola na República Democrática do Congo (RDC) e chefe da Missão Diplomática no Zimbabwe, Roménia, Grécia e Montenegro.
Ainda muito jovem, ingressou no MPLA, em Junho de 1960, e, em Dezembro de 1961, integrou o grupo de cerca de duas dezenas de angolanos dirigidos por José Mendes de Carvalho "Hoji ya Henda” que a direcção do MPLA enviou ao Ghana para frequentar um curso militar no campo de Mankronga.
Em Março de 1962, integrando o grupo atrás referido, Monimambo seguiu para Marrocos, com vista a melhorar a formação militar.
A direcção do MPLA assinala que no decurso da Luta de Libertação Nacional, Monimambo ocupou elevadas funções, com destaque para os cargos de membro do Comité Director do MPLA e comandante da Frente Leste.
Depois da Conferência Inter-Regional de militantes, realizada em Setembro de 1974, no Moxico, nas margens do Rio Lundoji, na III Região Político-Militar do MPLA, Monimambo frequentou com distinção o Curso de Arte Operativa e Estratégia Militar, numa conceituada Academia Militar da ex-Jugoslávia.
No período pós-Independência, exerceu relevantes funções militares, destacando-se as de chefe da Direcção de Operações do Estado Maior-General das FAPLA e comandante da 4ª Região Militar. Na hierarquia partidária, Felisberto Monimambo foi membro do Comité Central do MPLA. SC