Luanda - Aspectos relacionados à cooperação bilateral Angola e São Tomé e Príncipe dominaram, esta segunda-feira, o encontro entre os chefes de Estado angolano, João Lourenço, e são-tomense, Carlos Vila Nova.
Trata-se do segundo encontro entre os dois presidentes neste ano, em Luanda. Em Maio último ambos haviam se reunido na capital angolana, no quadro de uma visita de Estado de Carlos Vila Nova.
O estadista são-tomense está em Luanda desde sábado (27), onde acompanhou, domingo, as exéquias do antigo Presidente angolano, José Eduardo dos Santos.
Angola e São Tomé e Príncipe formalizaram a cooperação em Fevereiro de 1978, por via do Acordo Geral de Amizade e de Cooperação.
Audiência a Ricardo Cabrisas
Também hoje (segunda-feira), o Presidente João Lourenço recebeu, em audiência, o vice-presidente do Conselho de Ministros de Cuba, Ricardo Cabrisas.
Em declarações à imprensa, no final do encontro, Ricardo Cabrisas informou que a ocasião serviu para rever assuntos gerais da cooperação em vários sectores.
O dirigente cubano disse que o encontro serviu, igualmente, para abordar a realização da próxima sessão da comissão intergovernamental Angola e Cuba.
Ricardo Cabrisas, que também esteve nas exéquias de José Eduardo dos Santos, manifestou a intenção do seu país em trabalhar para melhorar, cada vez mais, os laços existentes, na base de vantagens recíprocas.
Cuba é um parceiro estratégico de Angola desde a Independência deste país, em 1975. A cooperação incide nos sectores da saúde, educação, agricultura, defesa e segurança.