Lubango - O candidato do MPLA a Presidente da República, João Lourenço, apelou este sábado ao cumprimento das responsabilidades individuais de cada força política concorrente às eleições gerais do próximo dia 24 de Agosto.
Ao falar num acto político de massas, realizado no campo adjacente à Nossa Senhora do Monte, no Lubango, província da Huíla, o líder do MPLA apelou, igualmente, à responsabilidade de outros actores envolvidos no processo eleitoral.
No comício, enquadrado na campanha eleitoral para as quintas eleições gerais no país, João Lourenço constatou que a campanha eleitoral decorre de forma pacífica, dado que até ao momento não há registo de qualquer incidente nem casos relevantes de intolerância política.
“É nossa obrigação fazer tudo o que for possível para continuar nesse ambiente (…) assim é que é a democracia, assim é que se faz o país”, observou.
Os angolanos vão a voto, a 24 deste mês, pela quinta vez, para elegerem o Presidente da República, o Vice-Presidente e os 220 deputados à Assembleia Nacional. As quatro primeiras eleições aconteceram em 1992, 2008, 2012 e 2017.
A província da Huíla tem um milhão 235 mil 527 eleitores, equivalente a 8.6% por cento do total de 14 milhões 399 mil votantes registados a nível nacional, para o pleito.
Huíla, Luanda, Benguela e Huambo concentram mais de metade dos eleitores, ou seja oito milhões 211 mil de eleitores (57,2%).
Luanda conta com quatro milhões 671 (37%), Benguela tem um milhão 201 (8.4%) e Huambo 1 milhão 103 (7.7%).