Luanda- A ex-Presidente da Libéria, Ellen Johnson-Sirleaf, elogiou, este sábado, a aposta do Presidente João Lourenço nas mulheres em cargos de liderança no país.
A ex-Presidente da Libéria, que falava à imprensa no Aeroporto 4 de Fevereiro, disse que Angola está de parabéns por ter mulheres a ocupar altos cargos no Executivo e na Assembleia Nacional.
Ellen Johnson-Sirleaf adiantou que, sempre que estiver em alguma tribuna mundial, fará referência a Angola como um exemplo a seguir em relação à aposta nas mulheres em posições de liderança.
“Quero agradecer o Presidente João Lourenço. Sinto-me lisonjeada e grata pelo convite, pois não seria possível se e não autorizasse. Quero agradecê-lo pela posição tomada quando o assunto foi sobre mulheres”, reforçou.
Ellen Johnson-Sirleaf reforçou que o I Fórum Internacional da Mulher para a Paz e Democracia deixou toda mulher motivada.
Em relação ao fórum, destacou a presença de mulheres vindas de várias partes do mundo e pelo facto de ter permitido dar a conhecer a existência da Rede de Mulheres em África, da qual é patrona.
“Queremos ver mulheres desenvolvidas na área do financiamento, agricultura, entre outras”, frisou, destacando Angola como um dos melhores exemplos, onde existe uma mulher Vice-Presidente da República e uma Presidente da Assembleia Nacional, um contributo que se pretende contínuo, de modo a ajudar a incentivar mais mulheres.
Ellen Johnson-Sirleaf governou a Libéria entre 2006 a 2018, na qualidade de Presidente da República. Entre 1979 a 1980 foi ministra das Finanças, Planeamento e Desenvolvimento.
Em 2011, ganhou o Prémio Nobel da Paz pela sua acção na luta pela segurança e direitos das mulheres. SL/VM