Saurimo – O secretário-adjunto da UNITA na província da Lunda Sul, Jacob Sakaliata, garantiu hoje, quinta-feira, em Saurimo, que o seu partido vai respeitar os resultados finais das eleições gerais de 24 de Agosto.
Em declarações à ANGOP a propósito dos resultados provisórios divulgados pela Comissão Nacional Eleitora (CNE), disse ser prematuro o partido aceitar o resultado da votação, uma vez que ainda decorre o apuramento, mas que "qualquer que seja o desfecho a UNITA vai respeitar".
"Os resultados representam a escolha e a vontade do povo. O partido está coeso, e já mobilizou todos os militantes para evitarem quaisquer situações que perturbem a ordem e tranquilidade pública na província", garantiu.
Declarou que o pleito correu bem e num clima de paz e tranquilidade, destacando o comportamento cívico demonstrado pelos cidadãos na Lunda Sul, que teve 276 mil 895 eleitores, 280 assembleias e 568 mesas de voto, bem como cinco mil delegados de lista.
De acordo com os recentes resultados provisórios divulgados na noite de hoje pela Comissão Nacional Eleitoral (CNE), a UNITA obteve no círculo provincial da Lunda Sul dois deputados (42.519 votos) e o MPLA três (64.771).
MPLA, UNITA, FNLA, PRS, PH, P-NJANGO e APN e a coligação CASA-CE foram as oito forças políticas participantentes destas quintas eleições angolanas.
Os resultados finais serão divulgados nas próximas horas ou nesta sexta-feira, segundo o porta-voz da CNE, Lucas Quilundo, durante a apresentação dos dados provisórios.