Waco Kungo - O secretário da UNITA no Cuanza Sul, Armando Kaquepa, afirmou, esta sexta-feira, no município da Cela, que o seu partido vai investir na construção e reabilitação das estradas da província, caso vença as eleições gerais deste mês.
O dirigente partidário falava num acto político de massas, em que apresentou o manifesto eleitoral e o programa de governação do seu partido para o quinquénio 2022-2027, no âmbito da campanha eleitoral que decorre no país.
Disse que a UNITA perspectiva reabilitar as vias secundárias e terciários do meio rural, de modo a facilitar a circulação de pessoas e bens do campo para a cidade e vice-versa.
“Este programa visa o combate à pobreza no meio rural, com investimentos na agricultura familiar. De igual modo, vamos subvencionar a importação dos meios de produção, entre os quais fertilizantes e sementes, para chegar aos agricultores a preços acessíveis”, declarou.
De acordo com o político, o seu partido vai apostar também na formação de técnicos agrários e pecuários para incentivar a agricultura, criando pequenas indústrias transformadoras junto das comunidades, e na construção de escolas agrárias em várias localidades.
No capítulo da educação, informou que a organização prevê implementar o ensino gratuito nos vários subsistemas de ensino no país, apostando na formação de quadros capazes de contribuir para o desenvolvimento económico e social do país.
“O nosso Governo, a ser liderado por Adalberto Costa Júnior, não vai cobrar o serviço de ensino, porque as famílias não têm rendimentos para pagar. É do interesse da UNITA formar quadros competentes, por forma a garantir o desenvolvimento socioeconómico do país”, acrescentou.
O ensino público em Angola é gratuito.
Na ocasião, o político apelou aos militantes, simpatizantes e amigos do partido no sentido de absterem-se de actos de violência antes, durante e depois do escrutínio, para a sã convivência social e a consolidação da democracia no país.
As eleições deste ano, que terão pela primeira vez a participação dos angolanos na diáspora, são as quintas da história de Angola, depois das de 1992, 2008, 2012 e 2017.
No Cuanza Sul estão inscritos 747 mil e 68 eleitores.
Cuanza Norte
A UNITA prometeu, esta sexta-feira, na vila de Camabatela, Ambaca, província do Cuanza Norte, a “construção de uma nação próspera e de convivência pacífica”.
Dirigindo-se aos eleitores, num acção de mobilização, o secretário provincial da UNITA, Francisco Fernandes, apelou “ao voto na alternância”.
“O objectivo da UNITA é a construção de uma Angola próspera, assumindo compromissos como a reforma do Estado e a concretização do poder local", sublinhou.
A mobilização aconteceu na mercado da Feira, onde foram distribuidos panfletos sobre o manifesto eleitoral e o programa de governação da UNITA, bem como a posição do partido e do seu candidato no boletim de voto.
Para o pleito de 24 de Agosto, estão registados 14 milhões 399 mil eleitores, dos quais 22 mil 560 no estrangeiro.
Sete partidos (MPLA, UNITA, PRS, FNLA, PHA, APN e P-NJANGO) e a coligação CASA-SE concorrem ao pleito eleitoral deste mês.