Caxito – A União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA) lançou, neste domingo, na cidade de Caxito, província do Bengo, a pré-campanha eleitoral, em acto presidido pelo vice-presidente, Simão Dembo.
Ao intervir na abertura da campanha, o político do maior partido da oposição em Angola pediu aos militantes para afluírem as urnas e votarem para a alternância e no seu candidato a presidente da República.
Recomendou aos militantes a se absterem da violência e de actos de vandalismo antes, durante e depois do pleito eleitoral, sublinhando que as actividades políticas devem ser realizadas de forma ordeira.
O acto político foi antecedida de uma marcha no âmbito da pré -campanha eleitoral e dos 50 anos de existência da LIMA.
Nas últimas eleições, em 2017, o partido UNITA conseguiu 51 lugares no Parlamento, contra 150 do MPLA, vencedor do pleito com maioria qualificada.
As eleições deste ano, que terão pela primeira vez a participação dos angolanos na diáspora, são as quintas da história de Angola, depois das de 1992, 2008, 2012 e 2017.
Para o pleito, apresentaram candidaturas sete partidos e uma coligação de partidos políticos, nomadamente o MPLA, UNITA, PRS, CASA-CE, FNLA, PHA, APN e P-NJANGO.
São esperados mais de 14,399 milhões de eleitores, dos quais 22.560 no estrangeiro.
O sufrágio anterior foi disputado, em 23 de Agosto de 2017, por seis forças políticas, com a participação de 76,57 por cento dos cerca de 9,3 milhões de eleitores inscritos.