Bailundo – O Rei do Bailundo, Tchongolola Tchongonga, elogiou, esta quarta-feira, a postura cívica dos eleitores nas assembleias de voto nas quintas eleições gerais que decorrem hoje em todo o país.
O soberano falava à ANGOP, momentos após ter exercício o direito de voto na assembleia 8.944, na escola primária de Fátima Calomete, arredores da vila municipal do Bailundo, província do Huambo.
Acompanhado pela corte real, o rei diz ter votado num ambiente calmo, descontraído e organizado, fruto da postura exemplar que os eleitores estão a demonstrar.
“Trata-se de um processo fácil, rápido e sem qualquer constrangimento. Por isso, apelamos aos cidadãos a comparecem massivamente nas mesas de assembleia de voto”, expressou.
Sublinhou que o nível de organização do processo e a serenidade dos cidadãos que estão afluir às urnas está a facilitar o trabalho dos membros das mesas de assembleias de voto e dos delegados de listas das forças políticas concorrentes.
A província do Huambo, quarta praça eleitoral dos pais, depois de Luanda, Huíla e Benguela, tem registado um milhão, 103 mil 685 eleitores e criadas mil e 15 assembleias e mil 983 mesas de voto.
São concorrentes às eleições gerais desta quarta-feira os partidos políticos MPLA, UNITA, PRS, FNLA, PHA, APN e P-NJANGO, bem como a coligação CASA-CE, que disputam pelos 14 milhões 399 mil eleitores registados em todo país, dos quais 22 mil 560 na diáspora, distribuídos por 12 países.
Este será o quinto sufrágio em Angola, depois dos de 1992, 2008, 2012 e 2017, todos ganhos pelo MPLA.