Cuito – O Sindicato dos Jornalistas Angolanos (SJA) na província do Bié elogiou, esta terça-feira, "a postura isenta e imparcial" dos profissionais dos órgãos públicos e privados de comunicação social durante a campanha eleitoral, terminada segunda-feira.
Falando à ANGOP, o secretário executivo do SJA na região, Martinho Anselmo Canequela, realçou que os jornalistas estiveram à altura dos acontecimentos, cobrindo as principais incidências dos concorrentes às eleições desta quarta-feira.
Com isso, adiantou, os profissionais foram verdadeiros intermediários no processo de comunicação, que garantiu liberdade de imprensa a todos, apelando à continuidade desta postura durante o processo de votação e anúncio dos resultados.
A província do Bié possui 40 jornalistas filiados no SJA.
As eleições deste ano, que terão pela primeira vez a participação dos angolanos na diáspora, são as quintas da história de Angola, depois das de 1992, 2008, 2012 e 2017.
O Bié tem 783 mil 684 eleitores, que vão exercer o seu direito de voto em 861 assembleias.
No geral, o sufrágio conta com 14 milhões 399 eleitores, dos quais 22.560 no estrangeiro.
Concorrem ao pleito eleitoral sete partidos políticos, designadamente MPLA, UNITA, PRS, FNLA, APN, P-NJANGO e PHA, bem como a coligação CASA-CE.