Cuito – O secretário-geral da UNTA - Confederação Sindical no Bié, Herculano Nguedangolo, apelou hoje, terça-feira, no Cuito, os filiados a exercerem o direito de cidadania e votarem no dia 24 do corrente mês.
Ao dirigir uma palestra sobre as eleições gerais no país, disse que, apesar das opções partidárias de cada trabalhador, é importante que todos votem, para o reforço da democracia.
Herculano Nguedangolo realçou que os sindicatos não estão à margem do processo e apelou os associados a passarem a mensagem sobre a importância do voto.
A palestra foi promovida pelo sindicato dos trabalhadores da Educação, Cultura, Desporto e Comunicação Social no Bié, que controla perto de cinco mil filiados.
Na província do Bié, 17 mil e 29 delegados de lista das formações políticas concorrentes estão credenciados para fiscalizar as assembleias de voto, sendo 11 mil 936 efectivos e cinco mil 936 suplentes.
No Bié estão montadas mil 492 mesas, distribuídas em 861 assembleias de voto, para atender 783 mil 684 eleitores, num universo de 14 milhões 399 mil registados em todo o país e no estrangeiro.
As eleições do corrente ano, que terão pela primeira vez a participação de angolanos na diáspora, são as quintas na história de Angola, depois das de 1992, 2008, 2012 e 2017.
Concorrem ao pleito eleitoral os partidos MPLA, UNITA, PRS, FNLA, APN, P-NJANGO e PHA, bem como a coligação CASA-CE.