Cabinda – O secretário de Estado do Interior para os Serviços Prisionais, José Bamoquina Zau, exortou terça-feira, em Cabinda, à prontidão dos efectivos dos órgãos operativos, para um asseguramento eficaz do processo eleitoral.
Alertou igualmente os órgãos do Ministério do Interior a executarem com mestria as funções da defesa nacional, ordem pública, para a preservação das instituições do Estado e privadas, bem como a garantia dos direitos e liberdades fundamentais dos cidadãos durante as eleições.
O responsável, que se encontra em Cabinda para uma visita de trabalho de quatro dias, defendeu a participação dos efectivos do Ministério do Interior no processo eleitoral, com profissionalismo e brio, antes, durante e depois do sufrágio do dia 24 do corrente mês.
Durante uma palestra sobre às eleições, disse que essa responsabilidade deve ser contínua, redobrada e cada vez com mais esforços na preservação.
O programa para esta quarta-feira reserva deslocações aos municípios de Belize e Buco-Zau.
O pleito eleitoral conta com a participação dos partidos MPLA, UNITA, PRS, FNLA, APN, PHA, P-NJANGO e a coligação CASA-CE.