Benguela - A refinaria do Lobito, na província de Benguela, deverá assegurar cerca de 15 mil postos de trabalho, quando estiver concluída, anunciou esta quinta-feira o cabeça de lista do MPLA às eleições gerais de 24 deste mês, João Lourenço.
Ao intervir num acto de massas, no quadro da campanha eleitoral em curso no país, o líder do MPLA informou que, tendo em vista essa meta, a Sonangol trabalha para concluir as obras de construção da refinaria.
No espaço adjacente ao Estádio Nacional de Ombaka, João Lourenço referiu que a fase de construção da infra-estrutura, com capacidade para 200 mil barris/dia, deve dar emprego a mais de seis mil trabalhadores.
Na ocasião, João Lourenço afirmou que, com a conclusão da obra, o país passará a ser auto-suficiente na refinação de petróleo, bem como deixará de importar gasóleo, gasolina e outros produtos refinados.
O presidente do partido no poder em Angola, admitiu, numa segunda fase, a possibilidade de construir um oleoduto, que deverá ligar o país à Zâmbia, numa primeira fase.
Do total de 14 milhões 399 mil eleitores esperados nas eleições gerais de 24 de Agosto de 2022, mais de metade está concentrada nas províncias de Luanda, Benguela, Huíla e Huambo.
As quatro maiores praças eleitorais do país perfazem oito milhões 211 mil de eleitores, equivalente a 57.2 por cento de votantes, dos quais quatro milhões 671 mil em Luanda (37%).
Benguela tem um milhão 201 mil votantes, equivalente a (8.4%), a Huíla um milhão 235 mil eleitores (8.6%) e Huambo um milhão 103 mil (7.7%).