Cazombo - A soberana da tribo Luvale, Rainha Nhakatolo, apelou hoje, segunda-feira, em Cazombo, município do Alto Zambeze, Moxico, para a necessidade da preservação do clima de paz que se vive no país há 20 anos.
A soberana falava à imprensa, no quadro da realização das quintas eleições no país, a 24 do corrente mês, nas quais se esperam 14 milhões 399 mil eleitores às urnas para eleger o Presidente da República, o Vice-Presidente e os 220 deputados à Assembleia Nacional.
A rainha pediu para que o processo eleitoral decorra num ambiente de harmonia, entre os angolanos, para a estabilidade e consolidação do desenvolvimento do país
Segundo a soberana, o partido que for declarado vencedor das próximas eleições, deverá dar seguimento ao programa de desenvolvimento, combatendo as assimetrias regionais, com destaque para a região leste do país, bem como consolidar o processo de unidade nacional.
Na mesma senda, o regedor Tchinuke, autoridade máxima da tribo Lunda-ndembo, pediu união no seio dos angolanos, para que as eleições gerais sejam uma verdadeira festa da democrácia.
O município do Alto Zambeze, que dista 519 quilómetros do Luena, capital da província, tem mais de 56 mil eleitores distribuídos em seis comunas, nomeadamente Cavungo, Caianda, Lumbala-Kaquengue, Macondo e Lóvua.
A província do Moxico tem registados 416 mil 118 eleitores.
Concorrem para o pleito eleitoral os partidos políticos MPLA, UNITA, PRS, FNLA, APN, PHA e P-NJANGO e a coligação eleitoral CASA-CE.