Luena - O candidato do PRS a Presidente da República, Benedito Daniel, prometeu, nesta sexta-feira, no Luena, igualar o salário entre trabalhadores nacionais e expatriados, caso vença as eleições de 24 de Agosto.
Ao falar num comício de abertura da campanha eleitoral, decorrido defronte à sede do partido, na avenida 1º de Maio, na cidade do Luena, Benedito Daniel disse ser um mecanismo “ideal” para valorizar o cidadão nacional, com iguais competências ou formação académica e profissional.
No seu discurso, o político, cujo partido está há quatro pleitos eleitorais sem eleger deputados no Moxico, pretende criar uma legislação que garante subsídio para os desempregados, embora não tenha avançado a proposta do valor.
O presidente do PRS, um dos oito candidatos concorrentes às eleições de 24 de Agosto (para o qual estão registados 14 milhões 399 mil eleitores), entende que a materialização dos subsídios para os desempregados vai diminuir o índice de criminalidade juvenil, sobretudo a urbana.
Outra medida constante dos três eixos de proposta de governação do partido fundado em 1992, tem a ver com o aumento de unidades sanitárias, a assistência médica e medicamentosa.
Ainda, nessa vertente, Benedito Daniel propõe atribuir, para cada angolano, um seguro de saúde, dividido em três modalidades, nomeadamente os definidos pelo Estado, pelo particular e o médico-medicamentoso.
Nos últimos anos, o Executivo fez avanços na construção e reabilitação de hospitais, dotadas de meios técnicos e tecnológicos modernos, permitindo a expansão da rede sanitária municipal, criação de novos serviços especializados e investimento no capital humano.
O sector da saúde beneficiou do aumento do investimento, que passou, em 2018, de Kz 388 465 188 031, para Kz 841 566 888 377, em 2021. Houve, efectivamente, um aumento do financiamento para a Função Saúde, tendo passado, em termos percentuais, de 4,01%, em 2018, para 5,69, em 2021.
Para as autoridades tradicionais, o candidato do PRS disse que vai atribuir um orçamento próprio para desenvolverem as suas actividades com maior eficácia e eficiência.
Quanto à economia, indicou que prestará maior atenção às micro, pequenas e médias empresas, depois de muitas delas terem falido, durante a pandemia da Covid-19, além da valorização da agricultura familiar.
A construção de estradas nacionais, provinciais e comunais, com os governos provinciais a assumir a autonomia, constaram do discurso do presidente do PRS, que mantém a sua pretensão de institucionalizar um governo federal.
Nas eleições de 2017, o PRS obteve 5.515 votos equivalentes a 2, 76 por cento, insuficientes para eleger deputados no círculo provincial do Moxico, cujos assentos parlamentares foram ganhos pelo MPLA (4) e UNITA (1).
No Moxico estão disponíveis 599 Assembleias de voto para 416 mil eleitores que votarão em 938 mesas.
MPLA, UNITA, FNLA, PHA, APN, P-NJANGO e a CASA-CE são os outros concorrenres às eleições de 24 de Agosto.