Huambo – A praça eleitoral do Huambo, com um milhão, 103 mil e 685 eleitores, foi a escolhida para acolher os comícios de encerramento de campanha dos partidos políticos PRS, PHA e P-NJANGO, soube a ANGOP.
A disputa pelo voto da quarta maior praça eleitoral do país, depois de Luanda, Huíla e Benguela, traz de regresso ao Planalto Central os cabeças-de-lista do P-NJANGO, Eduardo Chinguinji, do PHA, Florbela Malaquias, e do PRS, Benedito Daniel.
Eduardo Chinguinji regressa ao local onde, a 24 de Julho último, procedeu à abertura da campanha eleitoral, tendo, na ocasião, apontado a erradicação da pobreza como objectivo da sua governação, caso vença as eleições gerais.
O P-NJANGO agendou o encerramento para o próximo dia 22, segunda-feira, com uma passeata pelas artérias da cidade do Huambo, que culminará num acto político de massa.
O PHA programou-se para os dias 20 e 21 deste mês, com uma passeata pela cidade do Huambo, que termina no campo das Cacilhas, onde a candidata a Presidente da República, Florbela Malaquias, irá proferir o seu discurso e apresentar os candidatos a deputados.
Na sua primeira passagem, no dia primeiro de Agosto, Florbela Malaquias prometeu promover o humanismo e a "dignidade da mulher zungueira", em caso de vitória.
À semelhança dos estreantes, P-NJANGO e PHA, o PRS elegeu, igualmente, a província do Huambo, para encerrar a sua campanha no próximo dia 21 com um comício a ser orientado pelo seu lider, Benedito Daniel.
Caso aconteça, esta será a primeira deslocação de Benedito Daniel, desde o início da campanha eleitoral, à província que já recebeu os candidatos a Presidentes da República da UNITA, Adalberto Costa Júnior, e da CASA-CE, Manuel Fernandes, além do candidato a Vice-presidente da República pelo partido APN, Noé Mateus.
O MPLA venceu as eleições de 1992, 2008 e 2012 por maioria absoluta e em 2017 por maioria qualificada.
As províncias de Luanda, Huíla, Benguela e Huambo concentram mais de metade dos eleitores. As quatro maiores praças eleitorais de Angola perfazem oito milhões e 211 mil eleitores (57,2por cento).
Sete partidos políticos (APN, FNLA, MPLA, UNITA, PHA, P-NJANGO, PRS) e uma coligação de partidos (CASA-CE), disputam os 14 milhões 399 mil eleitores, dos quais 22 mil 560 residentes no estrangeiro.