Uíge – O secretário provincial do Partido de Renovação Social (PRS) no Uíge, António Victor, exortou hoje, sexta-feira, os eleitores a pautar a conduta pela disciplina e a absterem-se de actos de vandalismo, durante todo o processo das eleições de 24 do corrente mês.
Em declarações à ANGOP, pediu aos militantes das forças políticas concorrentes a absterem-se de qualquer acto que manche a realização do pleito, e recordou que as eleições são uma competição onde vence quem apresentar o melhor programa.
António Victor condenou as mensagens que têm sido proferidas por alguns políticos, recordando o longo período de conflito armado que o país viveu.
No quadro da campanha eleitoral, o presidente do PRS, Benedito Daniel, preside, esta sexta-feira, no Uíge, um acto político de massas.
No sufrágio de 2017, o PRS, com seis mil e um votos, não conseguiu eleger nenhum deputado, pelo círculo provincial do Uíge.
Nas primeiras eleições em que participou, em 1992, conquistou seis assentos na Assembleia Nacional, tendo passado para oito, em 2008, e dois, em 2017.
Sete partidos, nomeadamente MPLA, UNITA, PRS, FNLA, PHA, APN e P-NJANGO, e uma coligação, a CASA-SE, concorrem ao pleito eleitoral deste ano.
Dados da Comissão Provincial Eleitoral (CPE) indicam que a província possui mil 164 assembleias de voto, para atender 712 mil 430 eleitores.
Para o pleito deste ano, estão registados 14 milhões 399 mil eleitores, dos quais 22 mil 560 residem no estrangeiro.