Sumbe - O Partido de Renovação Social (PRS) pretende, em caso de vitória nas eleições gerais de 24 de Agosto, construir uma refinaria e um instituto superior de pescas na província do Cuanza Sul.
A intenção foi manifestada esta quinta-feira, na cidade do Sumbe, pelo presidente do partido, Benedito Daniel, em declarações à imprensa, justificando que a província possui uma costa marítima rica em recursos minerais.
“A província do Cuanza Sul é rica em petróleo, logo deve-se apostar neste ramo (…). e um instituto superior de pescas iria permitir a formação de quadros nesta área do saber e garantir mais emprego para os jovens”, apontou.
Angola possui, presentemente uma refinaria em Luanda, que produz 20% das necessidades do País, em termos de derivados de petróleo, tem em construção uma nova unidade da Refinaria de Luanda, que vai permitir aumentar a produção de gasolina no país de 72 mil toneladas para 450 mil por ano, já se encontra executada em 36 por cento, além do projecto da Refinaria do Lobito.
Benedito Daniel, que falava no final de um encontro com os membros do secretariado provincial do partido, reconheceu, também, o potencial agrícola da região, em função do qual defendeu a necessidade de se reforçar o investimento na agricultura.
Apelou aos militantes, simpatizantes e amigos do partido no sentido de reforçarem as campanhas de mobilização, visando o aumento do número de eleitores e garantir vitória no escrutínio.
O líder do PRS testemunhou a entrega formal de credenciais aos delegados de lista do seu partido que vão fiscalizar o pleito nos 12 municípios do Cuanza Sul.
Fundado em Novembro de 1990, o PRS teve como primeiro presidente Eduardo Kuangana, que liderou o partido durante 27 anos.
Nas primeiras eleições em que participou, em 1992, conquistou seis assentos na Assembleia Nacional, tendo passado para oito em 2008 e dois em 2017.
Para o pleito deste ano estão registados 14 milhões 399 mil eleitores, dos quais 22 mil 560 no estrangeiro e 747 mil e 68 eleitores, no Cuanza Sul.