Lubango – O líder do MPLA, João Lourenço, visitou esta tarde a Feira Agro-pecuária da Huíla, a maior bolsa de negócios no ramo, em Angola.
No contacto directo que manteve com os pecuaristas, de forma isolada, o Presidente ouviu as preocupações e interagiu abertamente com estes profissionais do gado.
No final do encontro, o ministro da Agricultura e Pescas, Francisco de Assis (do Governo em gestão corrente), disse que essa visita demonstra a preocupação do líder do MPLA, sobretudo com as questões ligadas à falta de um matadouro, que salvaguarde a situação sanitária e coloque no mercado carne de qualidade.
“Existem pequenos matadouros, mas eles não respondem a necessidade do mercado. Há um estudo feito pela Cooperativa do Sul e entregaram ao Presidente. Decerto que agora começaremos a dar os passos que se impõem”, disse Francisco de Assis.
Francisco Assis disse que João Lourenço dedica uma "atenção especial" ao sector da Agricultura, pelo qual passa o desenvolvimento do país, de forma a que se crie uma indústria forte de produção de carnes .
Baixar quota de importação
Por sua vez, o presidente da Cooperativa de Criadores de Gado do Sul de Angola (CCGSA), Salvador Rodrigues, disse que, com a visita de João Lourenço "abriu-se um novo capítulo".
"Como puderam verificar, estão aqui os representantes dos pecuaristas de Angola, não só do sul. Há uma aposta do programa de governo do MPLA na produção, pelo que pedimos que nos ajude a baixar a quota de importação de carne no país, já que temos a capacidade de abastecer o mercado em 80 por cento", reforçou.
O programa de visita do Presidente do MPLA reserva para este sábado (13) um acto político de massas, no complexo turístico e desportivo da Senhora do Monte, onde vai apresentar o Programa de Governo do seu partido, caso vença as eleições gerais deste mês .