Luanda - O Presidente da Comissão Nacional Eleitoral (CNE), Manuel Pereira da Silva, exerceu, esta manhã, o seu direito de voto, na Assembleia 1033, Urbanização Nova Vida, município do Kilamba Kiaxi.
Disse ter exercido o seu direito de cidadania de forma pacífica, ordeira, transparente e sem qualquer constrangimento.
Confirmou que a votação em todas as assembleias de voto, no país e na diáspora, está a decorrer de forma "tranquila e sem sobressaltos".
Quanto a atrasos pontuais, verificados em algumas assembleias de voto, o líder da CNE minimizou os mesmos, ressaltando que nada disso coloca em perigo o sucesso da votação.
As eleições gerais de hoje, que têm pela primeira vez a participação dos angolanos no exterior do país, são as quintas da história de Angola, depois das de 1992, 2008, 2012 e 2017.
Oito formações políticas concorrem ao presente sufrágio, para o qual estão inscritos 14 milhões 399 mil e 391 eleitores, no país e na diáspora.
Trata-se, especificamente, de sete partidos políticos (MPLA, UNITA, PRS, FNLA, PHA, APN e P-NJANGO) e de uma coligação de partidos políticos (CASA-CE).
Estas eleições gerais visam eleger o Presidente da República, o Vice-Presidente da República e os deputados à Assembleia Nacional.