Lubango - O Partido Humanista de Angola (PHA), que estreia na cena política nacional, pretende até o dia 20 do mês em curso mobilizar mais de 70 mil militantes na província da Huíla, para eleger, pelo menos, um deputado.
Em declarações hoje, sexta-feira, à ANGOP, no Lubango, o presidente provincial do PHA, Victor Cena, que manifestou a intenção, referiu haver um amplo processo de mobilização em curso, para que a meta seja alcançada.
O político referiu que o partido conta, actualmente, com 15 mil militantes na província, fruto de três semanas de mobilização, mas a meta é chegar aos 70 ou 80 mil até quatro dias antes da votação e assegurar uma representação no parlamento.
Victor Cena informou que a partir de segunda-feira (dia 8), o PHA inicia os trabalhos de sensibilização para além do Lubango, nos municípios de Cacula, Caluquembe, Caconda, Matala e Qupingo.
O PHA é a mais nova força política concorrente às eleições de 24 de Agosto e tem como presidente e cabeça-de-lista Bela Malaquias.
A Huíla tem mil 457 assembleias de voto, onde estão registados um milhão 235 mil 527 eleitores, nos seus 14 municípios, correspondendo a 8,6 por cento da população nacional votante, nas eleições de Agosto próximo.