Luanda – O político Manuel Fernandes, de 50 anos, é o cabeça-de-lista da coligação CASA-CE nas eleições gerais de 24 de Agosto próximo.
Nascido em Quitexe, a 8 de Fevereiro de 1972, na província do Uíge, é economista, professor de profissão e pós-graduado em Agregação Pedagógica Universitária pela UPRA.
Devido ao contexto político no Uíge, na década 80, saiu da sua terra natal para Luanda, instalando-se no Cazenga, onde deu continuidade aos estudos, da 5.ª à 7.ª classe, nas escolas 1 de Junho, Óscar Ribas e Angola e Cuba.
Em 1989, matriculou-se na Escola N´gola Kiluanje, onde fez a 8.ª classe, tendo sido transferido para a Escola Karl Marx e, depois, para o IMEL, em 1995, onde concluiu o curso médio de Contabilidade e Gestão.
A sua veia política surge anos antes, em 1993, a convite de um amigo.
Embora nutrisse simpatias pelo Fórum Democrático e tivesse sido sondado pelo Partido Angolano da Juventude Operária (PAJOCA), o político abraçou a proposta do amigo Manuel Francisco e juntos fundaram o Partido de Aliança Livre de Maioria Angolana (PALMA).
Dias depois da legalização do PALMA, a 7 de Dezembro de 1994, aconteceu uma tragédia com o líder-fundador, Manuel Francisco, pelo que se viu obrigado a assumir a liderança da organização política então criada.
Manuel Fernandes foi ainda presidente da Coligação POC´S, criada em 1996, e 4.º vice-presidente da Assembleia Nacional, em 2019. Actualmente, é presidente da CASA-CE, deputado e membro do Conselho da República.