Sumbe - Líderes partidários na província do Cuanza Sul apelaram esta quarta-feira, no Sumbe, aos cidadãos para encarem o processo eleitoral como “a festa da democracia” e a respeitarem as diferenças políticas para a preservação da unidade nacional.
Em declarações à ANGOP, depois de exercerem o seu direito de voto, os políticos foram unânimes em afirmar que a preservação da paz e da reconciliação nacional deve ser tarefa de todos os angolanos, independentemente do seu credo religioso e da cor partidária.
Na ocasião, o secretário provincial da UNITA, Armando Kaquepa, prometeu que o seu partido vai respeitar os resultados eleitorais, para a consolidação da paz e da democracia.
“Hoje é um dia de festa, por isso a população deve respeitar as diferenças partidárias para que o pleito eleitoral possa decorrer com normalidade”, salientou.
Por sua vez, o primeiro-secretário provincial da Aliança Patriótica Nacional (APN), Vilares Malunga, enalteceu o nível de organização do processo de votação a nível da província.
“O processo de votação está a decorrer de forma normal devido ao excelente nível de organização. Há muita afluência da população, ávida em exercer o seu direito de voto, o que nos deixa satisfeitos”, salientou.
Líder religioso apela ao civismo
Entretanto, o pastor da Igreja Bom Deus, Augusto Afonso, exortou os partidos políticos a se absterem de actos que incitem à violência e ao vandalismo, bem como defendeu o respeito pelos princípios democráticos, a fim de se manter a sã convivência social.
“De igual modo, apelamos às populações a manterem uma cultura de respeito e de patriotismo, para a manutenção da paz e da segurança nacional”, acrescentou.
Para o pleito eleitoral estão registados 14 milhões e 399 mil eleitores, dos quais 22 mil 560 no estrangeiro.
No Cuanza Sul estão inscritos 747 mil e 68 eleitores.
Concorrem às eleições os partidos MPLA, UNITA, PRS, FNLA, APN, PHA, P-NJANGO e a coligação CASA-CE.