Ondjiva - Mil e 850 delegados de lista estão a ser cadastrados pelo MPLA, na província do Cunene, desde segunda-feira, no âmbito do processo de fiscalização das assembleias e mesas de votos, nas eleições gerais de 24 de Agosto próximo.
A chefe do departamento para os Assuntos Políticos, Económicos, Eleitorais e Sociais do MPLA no Cunene, Isabel Ndesihafela, disse à ANGOP que o processo decorre em simultâneo nos seis municípios da província, e termina a 30 do corrente mês.
Trata-se de 678 para o município do Cuanhama, 498 em Ombadja, 246 em Namacunde, 166 no Cuvelai, 164 na Cahama e 98 no Curoca.
Informou que os mesmos beneficiaram de capacitação sobre Código de Conduta Eleitoral, postura e comportamento no dia do escrutínio, de forma a desempenharem a missão sem sobressaltos, assim como em matérias relacionadas com a estratégia de mobilização, de actuação dos agentes e cabos eleitorais, assim como a sua responsabilidade e obrigação, enquanto agentes eleitorais no processo.
No pleito eleitoral de 2017, o MPLA obteve 89 por cento do total de votos, que lhe permitiu eleger cinco deputados, pelo círculo eleitoral do Cunene.
Para as eleições de 24 de Agosto estão inscritos, no Cunene, 430 mil 899 eleitores, que vão votar em 644 assembleias e 925 mesas, segundo dados da Comissão Provincial Eleitoral (CPE).
No quinto sufrágio na história do país vão participar 14 milhões 399 mil eleitores inscritos, dos quais 22 mil 560 na diáspora, e concorrem sete partidos políticos e uma coligação.