Ponta Negra - (Do enviado especial) - Mil e oitocentos e quinze angolanos vão poder votar nas localidades de Ponta Negra e Kouilou (República do Congo), no quadro das eleições de dia 24 deste mês.
Em declarações à ANGOP, o cônsul geral de Angola em Ponta Negra, Samuel Andrade da Cunha, afirmou que a votação ocorrerá no edifício consular, onde será instalada uma assembleia e três mesas de voto.
Acrescentou que todas as condições técnicas, humanas e de logísticas estão em preparaçaõ se evitar quaisquer constrangimentos.
Em Fevereiro último, angolanos residentes naquela região foram sensibilizados através de associações e representantes da sociedade civil para o registo eleitoral, tendo em conta a importância do voto a ser exercido pela primeira vez no exterior do país.
Mais de 22 mil angolanos actualizaram o registo eleitoral em 12 países e 25 cidades, para votar pela primeira vez na diáspora.
Trata-se da África do Sul, Alemanha, Bélgica, Brasil, França, Grã-Bretanha, Namíbia, Holanda, Portugal, RDC, República do Congo e Zâmbia.
O pleito conta com a participação dos partidos MPLA, UNITA, PRS, FNLA, APN, PHA, P-NJANGO e da coligação CASA-CE.