Luanda - Mil e 662 angolanos residentes no Brasil estão cadastrados para o pleito de 24 deste mês, de acordo com dados oficiais a que a ANGOP teve acesso.
Entre os cidadãos qualificados para exercer o direito de voto no Brasil, 1181 estão em São Paulo, 311 no Rio de Janeiro e 170 em Brasília.
Para o efeito foram instaladas assembleias e mesas de voto nas instalações da Embaixada em Brasília e nos Consulados Gerais em São Paulo e no Rio de Janeiro.
Segundo o embaixador de Angola no Brasil, Florêncio de Almeida, estão criadas as condições possíveis para que os angolanos possam votar, pela primeira vez, no dia 24 de Agosto.
"A votação na diáspora é um exercício novo. É um processo de aprendizagem que está a permitir constactar e tirar ilações para que, nos próximos pleitos a organização possa ser melhorada e muitos mais cidadãos possam exercer o seu dever de cidadania", sublinhou.
Para Florêncio de Almeida, cada cidadão deve votar livre e conscientemente, reforçando a necessidade de a paz e a harmonia imperar, pois as Eleições Gerais constituem a verdadeira festa da democracia.
Concorrem ao pleito eleitoral os partidos políticos MPLA, UNITA, PRS, FNLA, APN, PHA, P-NJANGO (estes dois últimos pela primeira vez) e a coligação CASA-CE.
Essas oito formações políticas vão disputar os votos de 14 milhões 399 mil eleitores, dos quais 22 mil 560 residem no estrangeiro e votam, pela primeira vez, nas quintas eleições na história de Angola, depois das de 1992, 2008, 2012 e 2017.