Cabinda – Oitocentos e 50 delegados de lista da Convergência Ampla de Salvação de Angola - Coligação Eleitoral (CASA-CE) participam esta terça-feira, em Cabinda, numa acção formativa, no quadro das eleições gerais de 24 de Agosto.
Em declarações à ANGOP, o coordenador da Comissão para Informação e Marketing da CASA-CE em Cabinda, André Nduli, disse que os formando recebem conhecimentos sobre o papel do delegado de lista, como votar e apresentar-se à mesa de voto, procedimentos sobre a fiscalização, entre outras matérias.
Referiu que os 850 formandos vão encarregar-se da capacitação de outros delegados de lista, de todos os municípios da província de Cabinda.
A CASA-CE realizou sábado a sua primeira actividade de campanha eleitoral, no município sede de Cabinda, com uma passeata de motorizadas, que culminou com um acto político de massas, na praça do bairro Cdte Gika.
Integram a coligação os partidos Aliança Livre de Maioria Angolana (PALMA), de Apoio para Democracia e Desenvolvimento de Angola – Aliança Patriótica (PADDA-AP), Pacífico Angolano (PPA), Nacional de Salvação de Angola (PNSA) e Democrático para o Progresso de Aliança Nacional angolano (PDP-ANA).
Na sua primeira participação em eleições gerais, em 2012, a CASA-CE, criada a 03 de Abril do mesmo ano, elegeu oito deputados à Assembleia Nacional, número que duplicou no pleito eleitoral de 2017.
Para as eleições gerais de 24 de Agosto, estão habilitados a votar 14 milhões 399 mil eleitores, dos quais 22 mil 560 residentes no estrangeiro. A votação no exterior terá lugar em 25 cidades de 12 países.
Para além da CASA-CE, concorrem ao pleito de 2022 os partidos MPLA, UNITA, PRS, FNLA, APN, PHA e P-NJANGO.