Mbanza Kongo – A agricultura, educação, saúde e segurança pública são os quatro eixos em destaque do programa de governo da FNLA, caso vença as eleições gerais de 24 do corrente mês.
Os quatro pilares do projecto de governação foram reiterados esta segunda-feira, em Mbanza Kongo, província do Zaire, pelo presidente da FNLA e candidato a Presidente da República, Nimi a Simbi.
Em declarações à imprensa, Nimi a Simbi acrescentou que o combate à fome será a principal aposta de um futuro governo do seu partido, e reconheceu que “quem se propor a governar Angola deve ser capaz de resolver o problema da fome, que assola as nossas populações”.
Quanto à educação, a FNLA promete reformular todo o sistema, desde a iniciação ao ensino superior, de modo a conferir a qualidade desejada, mas sem detalhar os passos para a prossecução de tal intenção.
No sector da saúde, o partido, fundado por Holden Roberto, pretende combater as grandes endemias, ao mesmo tempo que trabalhará para garantir a segurança pública e devolver o sentimento de segurança à população.
Questionado sobre as perspectivas da FNLA para as eleições gerais, Nimi a Simbi manifestou-se confiante em melhores resultados, sem descartar a possibilidade de uma vitória para governar Angola no quinquénio 2022/2027.
Nimi a Simbi está em Mbanza Kongo desde domingo (31) para, terça-feira (02 de Agosto), presidir o acto político de massas de abertura da campanha eleitoral do seu partido.
A FNLA não elegeu nenhum deputado no círculo provincial eleitoral do Zaire, nos dois últimos pleitos eleitorais (2012 e 2017).
No Zaire, são esperados 321 mil e 781 eleitores, nas 259 assembleias de voto criadas, com 566 mesas de voto, que serão atendidas por dois mil 264 membros.