Mbanza Kongo – A construção de um memorial em homenagem a Holden Roberto, líder histórico e fundador da FNLA, foi defendida hoje, terça-feira, em Mbanza Kongo, província do Zaire, pelo antigo presidente deste partido, Ngola Kabangu.
Ngola Kabangu fez esse pedido durante uma cerimónia que assinalou o 15º aniversário da morte de Holden Roberto, cujo acto decorreu junto do seu túmulo.
Sublinhou que a construção do memorial, em homenagem a essa figura histórica, se justifica pelo sacrifício consentido na luta pela independência de Angola, conquistada a 11 de Novembro de 1975.
“Lanço um apelo às autoridades competentes no sentido de se erguer um memorial onde jazem os restos mortais de Holden Roberto, aqui na cidade de Mbanza Kongo”, avançou.
A FNLA, disse, continuará a erguer o facho da luta política até a concretização dos ideais de “liberdade e terra”, defendidos pelo seu partido, pelo que encoraja os militantes a continuarem firmes para a prossecução desse desiderato.
Álvaro Holden Roberto nasceu em Mbanza Kongo, a 12 de Janeiro de 1923 e faleceu, por doença, a 02 de Agosto de 2007, em Luanda.
A cerimónia de homenagem, marcada pela deposição de uma coroa de flores no seu túmulo, foi presidida pelo presidente da FNLA, Nimi a Simbi, que se encontra em Mbanza Kongo, desde domingo, no âmbito da campanha eleitoral para as eleições gerais de 24 de Agosto.
O cabeça-de-lista pela FNLA preside, hoje, terça-feira, um acto político de massas para a abertura oficial da campanha eleitoral do seu partido.