Luanda – A candidata Florbela Malaquias, única mulher a concorrer ao cargo de Presidente da República nas eleições gerais de hoje, acaba de votar na mesa 3 da assembleia de voto 13, no distrito urbano da Ingombota, município de Luanda.
A cabeça-de-lista do PHA votou às 10h20, e apresentou-se no local acompanhada de alguns membros do partido, que surge pela primeira vez na cena política angolana.
Em declarações, após a votação, na escola Ngola Nzinga, em Luanda, Florbela Malaquias disse ter uma sensação de realização pessoal e colectiva.
Na ocasião, a candidata ao cargo de Presidente da República falou da necessidade de ter um maior envolvimento da mulher nos diferentes sectores da vida do país e a buscarem o seu empoderamento.
As eleições de hoje têm pela primeira vez a participação dos angolanos na diáspora e são as quintas da história de Angola, depois das de 1992, 2008, 2012 e 2017.
Oito forças políticas concorrem ao presente sufrágio, para o qual estão inscritos 14 milhões, 399 mil e 391 eleitores, residentes em Angola e no exterior.
Trata-se, especificamente, de sete partidos políticos (MPLA, UNITA, PRS, FNLA, PHA, APN e P-NJANGO) e da coligação de partidos políticos (CASA-CE).
Estas eleições gerais elegem o Presidente da República, o Vice-Presidente da República e os deputados à Assembleia Nacional.