Ondjiva – Cerca de três mil efectivos da Polícia Nacional estão preparados para garantir a segurança, durante a votação na próxima quarta-feira, na província do Cunene, no quadro das eleições gerais.
As forças mobilizadas estarão destacadas nas 644 assembleias, com 925 mesas de voto, bem como em outros pontos da província, para garantirem a manutenção da ordem pública durante e após o acto eleitoral, disse à ANGOP hoje, sábado, o porta-voz do Posto de Comando Operacional para o Asseguramento Eleitoral, superintendente-chefe Piedade Pombal.
Realçou que o objectivo é o pleito decorrer em “segurança e serenidade”, adiantando que estão mobilizadas forças de defesa e segurança e meios técnicos, para uma cobertura necessária dos seis municípios da província, designadamente Cuanhama, Cahama, Cuvelai, Curoca, Ombadja e Namacunde.
Aconselhou todos os intervenientes no processo de votação a cumprirem o postulado no Código de Conduta Eleitoral, como não usar roupas com propaganda eleitoral partidária e não consumir bebidas alcoólicas, antes do exercício do voto.
Piedade Pombal pediu a máxima colaboração dos eleitores, para se dirigirem, de forma ordeira e pacífica, às urnas, e, depois de votarem, regressar as respectivas residências.
Os angolanos votam, na próxima quarta-feira, pela quinta vez, para elegerem o Presidente da República, o Vice-Presidente e os 220 deputados à Assembleia Nacional.
O Cunene tem 430 mil 899 eleitores registados, 644 assembleias e 925 mesas de voto.
Para o quinto sufrágio na história do país, estão registados 14 milhões 399 mil eleitores, dos quais 22 mil 560 na diáspora.
Concorrem ao pleito os partidos MPLA, UNITA, PRS, FNLA, APN, PHA e P-NJANGO, bem como a coligação CASA-CE.